Empate é a decisão de uma partida em que não houve vencedor. Pode-se chegar ao empate de várias maneiras.
Insuficiência de Material - Quando ambos jogadores possuem poucas peças para aplicar o xeque mate no adversário. Ex.: Rei X Rei, Rei e Cavalo X Rei, Rei e Bispo X Rei. Exclui-se dessa insuficiência o caso rei e peão pois existe a possibilidade de promoção do peão.
Em caso de ocorrer de um jogador possuir material para realizar o mate mas, seu tempo expira, e seu oponente não tem material para executar mate é declarada a partida como empatada.
Comum Acordo - Se houver comum acordo entre os dois enxadristas a partida pode ser declarada com empatada.
Repetição de Lances - Se os jogadores persistirem em realizar três lances repetidos não havendo possibilidade de mudança nesses lances em próximas jogadas.
Repetição de Diagramas - Se ocorrer durante uma partida três posições exatamente iguais, ou seja, sem evolução (captura ou movimento de peões) a partida está empatada e um jogador pode exigir do árbitro a análise das planilhas para conferência de tal empate.
Xeque Perpétuo - Se um dos jogadores, em desvantagem de material, provoca repetidamente lances de xeque, sem possibilidade de ganhar a partida.
|
Rei afogado: O rei preto não tem lance legal |
50 lances sem evolução no jogo - Se um jogador possui material suficiente para o mate e o adversário possui apenas o rei, esse jogador tem 50 lances para aplicar o mate. Se houver captura de peças ou movimentação de peões zera-se a contagem.
Pat ou empate por rei afogado - É quando um jogador deixa o oponente sem lance válido. Como podemos ver na figura ao lado.
Tempo expirado - Se acontecer de cair a seta dos dois jogadores e nenhum deles acusar, declara-se empate.