Lahur Sessa: Possível criador do Shatranj. |
A história do xadrez é narrada por vários historiadores. Sendo que a versão mais aceita é a de que o jogo de xadrez seria a evolução de um jogo da Índia -- A chaturanga ou shatranj. A chaturanga seria disputada por quatro jogadores que moveriam as peças de acordo com o jogar de um dado. O jogo ainda teria quatro tipo de peças, essa que representariam o sistema de castas indiano. As peças que participavam desse jogo eram: O Raja (Rei), Ratha (Torre), Gaja (bispo), Ashva (Cavalo) e os Bhatas (peões).
Após isso o chaturanga teria sido introduzida na Europa pelas viagens mercantis. Com isso introduziu o jogo na europa.
Chaturanga: Jogado por 4 pessoas. |
Nota-se que nessa época o jogo ainda era bastante diferente do xadrez conhecido atualmente. Após isso, modificaram-no para que fosse jogado por duas pessoas. Dobrando as peças de menor valor e deixando somente uma peça única, o Rei, pois era a pessoa de maior poder e prestígio na época.
Após isso ainda houveram algumas modificações como a introdução do roque e da peça dama a qual podia se mover em qualquer direção quantas casas o jogador desejasse. Nessa época o xadrez também ficou conhecido como jogo da rainha louca. Logo após isso começamos a estudar o xadrez anotar, quantificar e experienciar as jogadas que esse jogo nos propicia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário